Nesta série, vou ensinar de forma bastante interativa e direta os processos e técnicas da ourivesaria. No entanto, é importante que eu insista para que as pessoas também leiam o material didático relacionado. Você não está aprendendo a fazer bichinhos de bexiga ou a fritar ovos, mas sim vai aprender uma arte que utiliza a metalurgia e outras ciências como física, química, matemática, etc. Esta série não será um tratado ou uma tese; tudo será abordado de forma suave e agradável, sem estresse, mas o material didático que irei indicar merece a atenção e dedicação daqueles que realmente estiverem interessados.
Aproveitem a oportunidade de um ensino de qualidade e ainda mais, gratuito. Meu material é usado por muitos professores, aliás, cheguei a auxiliar muitos profissionais formados pelo Senai. Na minha época de aprendizado, não tive essa oportunidade, e meu aprendizado foi muito difícil e cansativo. O segredo é a leitura aliada à prática constante. Quem não compreende, não elabora! Então leia e releia até entender, só assim você absorve o conhecimento e cresce.
Nesses vídeos, eu fiz uma placa de estudo e nela eu fiz alguns desenhos aleatórios. Não significa que você deva fazer igual. Pode usar sua criatividade e fazer outros desenhos para recortar. O importante é treinar bastante. Dedique pelo menos uma hora para treinar com a serra. Os outros processos, como solda e outros, serão postados no momento certo. Então, tenha calma, treine a proposta atual e você irá me agradecer no futuro. Não existe milagre na ourivesaria, mas também o caminho não precisa ser difícil.
Veja algumas sugestões de desenhos pra treinar com a serra.
Quer saber mais sobre arcos de serras e serras, acesse aqui!