Caso você seja um iniciante na arte, o decantador poderá ser uma novidade. Entenda que, ao trabalhar com metais preciosos como a prata, paládio, platina (mais raro) e ouro, o ourives deve ter alguns cuidados no dia a dia da sua oficina.Toda vez que sair da bancada, deve-se escovar as mãos e os antebraços dentro do gavetão para que os resíduos do metal precioso fiquem depositados nessa gaveta. Assim, mais tarde, você poderá recolhê-los e fundi-los para reutilizá-los. Além de escovar as mãos e os antebraços, é essencial lavar as mãos e os antebraços numa pia com decantação, assim você não vai espalhar seu rico metal pela oficina toda.
Em grandes empresas, existe uma regra de se utilizar aventais e pantufas, que jamais saem de dentro do atelier, pois é sabido que o chão fica impregnado de partículas de ouro e prata que são carregadas para fora da fábrica pelos calçados. Também se utiliza carpete para que o mesmo retenha essas partículas; após algum tempo, esse carpete é retirado e passa por um processo para recuperar o metal impregnado no mesmo.
Mas como o exemplo acima não é o caso da maioria, vamos nos ater à nossa realidade. Procure trabalhar num lugar limpo, se possível, com um piso cerâmico ou mesmo emborrachado do tipo Paviflex, pois assim será possível utilizar um aspirador de pó (que deve ser reservado apenas para esse fim). Obviamente, o filtro do aspirador será muito bem guardado para futuramente passar pelo processo de purificação para recuperar esse metal que foi aspirado.
Tenho um lixo comum e outro para a oficina. No lixo da oficina, jogo apenas os resíduos que contêm ouro, como lixas, escovas velhas, etc. Evito jogar alumínio, plástico, pilhas, baterias, clips, cascas de fruta e, principalmente, metais como aço ou ferro, por exemplo, as serras que utilizamos, brocas quebradas e por aí vai. Assim, garanto um lixo que vai estar prontinho e decentemente separado para purificar.
Mas voltando ao decantador, o mesmo tem uma construção bem simples e custo muito baixo. Caso não queira perder tempo ou caso não saiba construir, tem uma solução bastante simples: utilize uma caixa de gordura, ela vai fazer o mesmo papel do decantador caseiro.
Uma excelente ideia, já testada e aprovada, seria colocar uma sequência de decantadores para garantir que nenhum metal escape para o esgoto. Já presenciei até três decantadores trabalhando em sequência, e o ourives encontrava metal até mesmo no terceiro decantador. Por uma questão de espaço, esse amigo usou baldes de cloro de piscina para diminuir o projeto e poder encaixá-lo embaixo da pia.
Eu aconselho que você faça esse decantador obrigatoriamente. Faça com pelo menos dois decantadores trabalhando em sequência; se puder, evite lavar louça nessa pia, seria interessante. Outra boa ideia seria, além do decantador, ter um balde pequeno com tampa. Depois que você escovar as mãos e os antebraços, é interessante lavá-los dentro desse balde. Dessa forma, irá garantir que seu metal poderá ser resgatado com muita facilidade, e você poderá reutilizá-lo sem precisar purificá-lo. Obviamente, não seria recomendado lavar resíduos de prata e ouro num mesmo balde, pois na hora de fundir vai misturá-los. Eu retirei o metal do meu balde, e em 5 meses, resultou no resgate de 5 gramas de ouro. Foi só fundir e usar.
Nesse pequeno balde, eu lavo as mãos e antebraços. Por que um balde pequeno? Sendo um balde pequeno, consigo encaixá-lo dentro da pia ou do tanque para usar a torneira e me lavar.