Obrigado pela visita!

terça-feira, 23 de maio de 2023

Fornitura Virtual cresceu e ganhou uma nova casa.

Parece que foi ontem que eu e o amigo Flávio Coelho discutíamos sobre a pequena loja que ele tinha acabado de montar, uma loja formada a partir de um pequeno estoque que ele arrematou de uma fornecedora que havia encerrado as atividades. Estabelecemos uma parceria inusitada, na qual eu o assessorava em algumas dúvidas sobre ferramentas, insumos e máquinas, além de esclarecer dúvidas dos clientes que procuravam a loja. Muitos desses clientes tive a felicidade de encontrar pessoalmente anos depois, quando trabalhei na fornecedora entre 2020 e 2022.

A loja evoluiu consideravelmente e começou a fabricar suas próprias ferramentas e máquinas. Tive a oportunidade de modificar e melhorar muitas delas, beneficiando os ourives e tornando-as diferenciadas no mercado. Apesar de não ser um profissional da área de usinagem, sempre tive uma grande curiosidade em relação a melhorias.

A loja há muito tempo necessitava de um espaço maior. Os três depósitos estavam saturados, e mesmo a loja física se tornava intransitável em alguns dias.

Hoje, a loja física está em um local amplo e confortável, e o centro de usinagem ocupa um espaço excelente que também poderá comportar outras máquinas em breve. Assim como a loja, a fábrica de máquinas e ferramentas está sempre evoluindo e se modernizando.

Abaixo, algumas fotos da nova Fornitura Virtual que agora está nesse endereço:

Rua Silva Jardim, 926
Parque Industrial
CEP 15025-065
São José do Rio Preto-SP























Lembrando que a loja atende todo o Brasil, e geralmente há uma fila de espera. Essa fila sempre é respeitada, e ninguém será atendido fora de sua vez, mas o atendimento não é imediato. Tenha paciência! Caso queira agilizar seu atendimento, já faça sua lista com os nomes corretos, quantidade e medidas dos itens, ou então opte pelo site, que é rápido, não tem fila e você pode comprar até mesmo aos domingos.



terça-feira, 16 de maio de 2023

Enquartação/Enquartamento- Purificação de ouro usando ácido Nítrico.


Atenção: Esses produtos são perigosos, não os manuseie sem os EPIs.
  • -Luvas de borracha.
  • -Respirador com filtros apropriados para gases ácidos (filtro químico na cor amarela).
  • -Óculos de proteção fechados.
  • -Avental plástico. De preferência, use uma camisa de manga comprida com o avental.

Se não tiver uma capela com exaustor, procure um lugar arejado (um sítio, uma chácara), sempre longe de animais domésticos, crianças e vizinhos.






"Enquartamento"
O nome provém do ato de ligar uma parte de ouro baixo ou ouro ressecado com mais três partes de cobre.

Liga-se uma parte de ouro para três partes de cobre, funde-se o ouro e divide-se o cobre em três montes, acrescentando um a um junto a esse ouro já líquido. Assim, a mistura fica homogênea.


Quantidade de ácido:

Coloca-se quatro vezes a quantidade de metal.

Exemplo: 40 gramas de metal ligado (ouro e três partes de cobre) = 160 ml de ácido nítrico.

Lamina-se o metal bem fino e dobra-se tipo sanfona ao invés de cortá-lo.





Tente dobrar dessa forma abaixo e encaixe no fundo do vidro ou Becker.




Dessa forma, o metal terá mais contato com o ácido, já que se você simplesmente sobrepor as chapas uma sobre a outra, o ácido vai atacar a superfície, e assim o processo vai demorar. Como diz o professor Goulart do Garimpo Urbano, que foi uma das fontes dessa postagem, é mais fácil queimar um livro folha a folha do que tentar queimá-lo inteiro.

Use um Becker ou um recipiente de vidro de 2 litros. Lembrando que deve-se usar um aquecedor elétrico. Pode-se recorrer ao banho-maria ou a uma cafeteira elétrica, como esta das fotos abaixo.

Acrescenta-se o ácido frio sobre o metal; nesse ponto inicial, tudo estará frio, sem aquecimento, e se não houver a reação espontânea, coloca-se 2% de álcool. Mesmo que o ácido reaja, após ele cessar essa primeira reação, acrescenta-se mais álcool para reativá-lo.

Exemplo: 3,2 ml de álcool para 160 ml de ácido (no caso, 2%).


Esse pano na boca do vidro está embebido em amoníaco; isso ajuda a eliminar a fumaça venenosa Oxi-Nítrica. Coloque para aquecer numa cafeteira ou banho-maria, e após a reação parar, adicione 160 ml de água quente (mesma quantidade de ácido). Aguarde 10 minutos para, em seguida, dispensar esse ácido num filtro tipo Melita, preservando o metal dentro do vidro.


Após esfriar, repita o processo (quantas vezes achar necessário) até que a água saia límpida, garantindo assim um metal com alta pureza.

Atenção! Quando repetir o processo, coloque o ácido sobre o metal, sendo que o recipiente de vidro ou Becker deve estar frio. Só depois da reação, a cafeteira será religada para aquecer novamente esse recipiente. Jamais jogue o ácido frio sobre o recipiente aquecido, pois ocorrerá um choque térmico, podendo estourar o vidro e resultar na perda do material.

O "barro" marrom claro contido no fundo do vidro é o ouro puro ou quase puro. Eu lavo bem esse "barro" e, após isso, coloco álcool absoluto e retorno o vidro à cafeteira para secá-lo, facilitando assim o manuseio. Acrescento bórax comum ou, de preferência, o bórax anidro para fundir, pois o bórax anidro não se expande com o fogo, evitando que o ouro caia fora do cadinho e evitando perdas. 





Fontes: Professor Goulart cursos WhatsApp +55 41 99620-7316

https://www.youtube.com/@garimpourbano777


Livro- Purificar Metais Preciosos-Eduardo Sperb

https://www.amazon.com.br/Purificar-Metais-Preciosos-Sperb-Eduardo/dp/8589379426


Como encontrar o teor correto do ouro.

 

Como achar o teor do ouro pela densidade sem o uso de ácido de teste.

Amarra-se o lingote ou chapa com um fio dental, zera-se (tara) a balança com o copo de água em cima e, após isso, mergulha-se a barrinha ou chapa sem que ela venha a encostar-se na lateral ou no fundo do copo; esse será o peso na água. Lembrando que sua balança deve ter capacidade para pesar o copo de água, e é possível usar um copo de plástico sem problemas.


Para achar o teor do ouro por quilates (24 k):

Peso do ouro seco ÷ Peso na água= Densidade

Para achar os quilates=Densidade X 1,2435

Para achar o teor do ouro por milésimas (0,999):

Peso do ouro seco ÷ Peso na água= Densidade

Para achar as milésimas=Densidade x 51,808

Por exemplo, se a densidade for 16,89 ficaria assim:

16,89 x 51,808= 875,0

Na tabela abaixo acharemos a milésima mais próxima.


Se pegarmos a milésima
0,9990,875=0,124

Para calcular o peso da liga nesse metal, suponhamos que sejam 20 gramas de ouro com milésima 0,875:

20g×12,4%=2,48gde cobre

20g×12,4%=2,48gde cobre

20g2,48g=17,52gde ouro 0,999

20g2,48g=17,52gde ouro 0,999

Para ligar esse ouro no teor 750, ficaria assim:

17,52g×33%=5,78gde liga

17,52g×33%=5,78gde liga

No entanto, já temos os 2,48 g que estão misturados no ouro, então:

5,78g2,48g=3,3g

5,78g2,48g=3,3g

Portanto, seria necessário adicionar apenas 3,3 g de liga.

Mais visitadas.