Como é a postagem mais visitada do blog e até hoje gera muitas dúvidas, acho importante voltar a esse assunto:
Eu não aconselho a compra desses mini tornos universais pra adaptá-los para alianças, veja os motivos abaixo.
Mini torno universal- Esses mini tornos são vendidos em lojas de ferramentas e não são apropriados para trabalhar alianças; outra informação importante - são fabricados na China, sendo que alguns são desalinhados e se você não for um torneiro mecânico experiente, não vai conseguir alinhá-lo adequadamente.
Outra questão é o preço, um mini torno não custa menos de 4.000 reais, soma-se o valor de uma boa adaptação de pinças para usinagem externa que não custará menos de 1.000 reais, fica inviável pois é muito dinheiro pra um torno adaptado.
Vejam abaixo como saem originalmente da fabrica para depois serem caracterizados pelos importadores (do mundo todo, não só do Brasil) que colocam sua cor e marca, mas na verdade são da marca chinesa Sieg. Geralmente o torneiro que compra um mini torno desses costuma desmontá-lo e fazer um upgrade por conta própria para melhorar sua performance. Já vi trocarem os rolamentos, motor, as engrenagens plásticas por engrenagens de aço entre outras ...
... mas esse não será o caso pra um ourives que geralmente compra apenas pra adaptá-lo pra joalheria.
Para trabalhar com alianças terá que adaptá-lo com pinças especiais para prendê-las e só assim vai poder usiná-las.
Eu fiz essa escolha na época, mas foi por total desconhecimento e ansiedade ou como dizem, comprei no escuro.
Minha opção foi encomendar uma adaptação, mas como esse mini torno universal em sua maioria tem origem chinesa, a qualidade deixa a muito a desejar e no meu caso o alinhamento da placa me prejudicou com a nova adaptação (a adaptação foi bem feita, mas o torno veio desalinhado). Depois que alguns leitores reclamaram do mesmo problema e também da baixa potencia do motor, eu percebi que o problema é recorrente.
Vou dar dois motivos bem simples: comprar um mini torno (novamente digo; mini tornos desses universais vendidos em lojas de ferramentas) que tenha precisão de 100% é quase uma loteria, pura sorte. É o mesmo que pegar um fusca e adaptar a frente de um Rolls-Royce.
É uma questão muito simples de resolver: Se você tem a condição de comprar a ferramenta certa e principalmente de boa qualidade para executar seu trabalho, então faça isso! Pois se for inventar moda como eu fiz, vai gastar um dinheiro que poderia cobrir 90% do valor de um torno próprio e de excelente qualidade como esse mini torno da Fornitura Virtual, o qual é altamente recomendado.
Seria leviano de minha parte chegar aqui e falar algo sem nenhum conhecimento (ou sofrimento) e ao contrário do que muitos pensam o blog jamais pediu comissão ou cobrou alguma coisa pra falar de ferramentas ou máquinas; basta ver que existem uma grande variedade de postagens falando de ferramentas e insumos de variadas marcas, gabaritos para jóias (esse me presenteou de livre e espontânea vontade com um gabarito), as boas empresas do ramo e prestadores de serviço sempre terão espaço gratuito aqui.
Algumas empresas que pisaram na bola comigo ou com amigos eu apenas limitei-me a retirá-las das postagens.