Obrigado pela visita!

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

ESPATULAS PARA MODELAGEM DE CERA


Como de costume, estou compartilhando aqui as ferramentas que adquiro, e desta vez é um jogo de espátulas para esculpir cera. Estou interessado em explorar essa área, apesar de ainda não possuir conhecimentos sobre o assunto. Pretendo estudar e aprender mais.

Este conjunto de 6 espátulas não possui uma marca específica, mas fiquei muito satisfeito com a qualidade. As espátulas são robustas, feitas de aço inoxidável, e o mais importante, a base de corte é espessa e afiada.

Por enquanto, não posso fornecer muitos detalhes sobre a escultura, pois sou apenas um estudante nesse campo. No entanto, posso afirmar que as ferramentas são de boa qualidade e com preço acessível. Cada espátula tem 140 mm de comprimento e apresenta 6 diferentes formatos.










segunda-feira, 24 de outubro de 2016

DISCOS ABRASIVOS DE SILICONE

Resultado de imagem para Graduation of silicone discs

Importante ressaltar que, como mencionado no início da postagem, os discos nacionais não seguem um padrão uniforme. Portanto, ao adquiri-los, será necessário definir o poder de desgaste ou de brilho com base na experiência e no tato. Se optar por discos importados, será preciso confiar no vendedor ou adquiri-los pessoalmente.

Eu, particularmente, só compro e recomendo a marca Antílope, pois nunca encontrei discos da marca Grobet para compra. Os discos da marca Antílope são comercializados na nova Fornitura Virtual. Eles possuem procedência garantida e oferecem um excelente custo-benefício. Para comprar ou solicitar um orçamento, é possível entrar em contato via telefone ou WhatsApp. O atendimento é excelente, com envio rápido e muita educação e simpatia tanto antes quanto após a compra.


Branco - tem abrasão forte e desgaste rápido, faixa de velocidade de operação, 5.000 a 12.000 RPM.






Preto-Abrasão média, macio e flexível, para alisar superfícies e bordas, faixa de velocidade de operação, 5.000 a 12.000 RPM .

Marrom-Abrasão média pra fraca, macio e flexível, para pré-polimento de superfícies e bordas,faixa de velocidade de operação, 5.000 a 12.000 RPM .
Azul-Fino, macio e flexível, para brilho e acabamento fosco, faixa de velocidade de operação, 5.000 a 12.000 RPM .
Cinza-Mais fino que o azul, macio e flexível, para brilho médio e acabamento fosco, faixa de velocidade de operação, 5.000 a 12.000 RPM .

Rosa-Ultra fino, macio e flexível, para alto brilho e acabamento final, faixa de velocidade de operação, 5.000 a 12.000 RPM .
Verde-Super ultra fino, macio e flexível, alto brilho e acabamento final, faixa de velocidade de operação, 5.000 a 12.000 RPM .
É bom ressaltar que as fotos postadas foram copiadas da internet (menos as 10 fotos do final da matéria) e são meramente ilustrativas, os formatos achados aqui no brasil são esses abaixo: 


Disco comum:




                                              
Disco faca:




Palito ou cilindro:
                                       
Palito ponta de bala:



Para montar o disco comum e o disco faca, utiliza-se um mandril. Para o disco mandril com parafuso e para o palito, utiliza-se um mandril com rosca, como mostrado na foto abaixo.





Este é o mandril para palito que encontramos no mercado nacional.



Importante ressaltar que, como mencionado no início da postagem, os discos nacionais não seguem um padrão uniforme. Portanto, ao adquiri-los, será necessário definir o poder de desgaste ou de brilho com base na experiência e no tato. Se optar por discos importados, será preciso confiar no vendedor ou adquiri-los pessoalmente.

Eu, particularmente, só compro e recomendo a marca Antílope, pois nunca encontrei discos da marca Grobet para compra. Os discos da marca Antílope são vendidos na nova Fornitura Virtual. Eles possuem procedência garantida e oferecem um excelente custo-benefício. Para comprar ou solicitar um orçamento, você pode ligar ou enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o número +55 17 98224-6900 (com Flávio). Eles oferecem um ótimo atendimento, com envio rápido e muita educação e simpatia tanto antes quanto após a compra. Abaixo, estão algumas fotos reais da Fornitura Virtual.












Mas caso opte pelos discos nacionais, a fornitura também tem uma boa variedade.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

VIRAR/FORMAR AROS,QUAL A MELHOR OPÇÃO?

O ato de 'virar' uma aliança ou aro de anel é muito fácil se tiver a ferramenta certa, o mais comum é o alicate combinado meia cana/concavo ou então o dado ranhura usando as canaletas meia cana dessa ferramenta, porém tanto o alicate quanto o dado tem suas falhas.
Alicate combinado concavo/meia-cana:
O alicate geralmente é pequeno e acaba marcando a peça na hora de vira-la, esse alicate na foto é o mais comum e fácil de se encontrar nas fornituras, mas seu uso é limitado pelo seu tamanho.




































































































 
Nessa foto abaixo podemos notar as marcas que o alicate provoca se não for enfaixado com esparadrapo. 



















































Existe um alicate combinado igual a esse acima, mas esse num tamanho grande e bem robusto, mas como sempre acontece, só na Rio Grande ou Otto Frei la fora. Posso importar então? é um risco bem grande pois se for barrado na alfandega vai sair bem caro, ou então, chegar um belo alicate indiano ou de outra nacionalidade suspeita (sim a rio grande vende porcaria também).
Vejam abaixo uma foto desse alicate ao lado de outro no tamanho mais comum que é encontrado aqui no Brasil.
Resultado de imagem para alicate de virar aliança



Esse  abaixo eu mesmo improvisei desgastando um velho alicate de sapateiro.
Resultado de imagem para alicate de virar aliança



Dado ranhura e punções:
O dado ranhura além de amassar a peça não tem uma escala decrescente adequada nas canaletas, limitando assim  sua ação além de necessitar do jogo de punções bola, ambos ferramentas caras.



Alicate combinado meia-cana/canaleta em V:
Existe também esse alicate abaixo, combinando meia cana e canaleta em V, prático, porém marca a peça e também há a necessidade de se colocar o esparadrapo. Além é claro de virar apenas as mais leves.


 


Calandra (minha preferida):
 Depois de vários anos procurando eu achei a solução perfeita para virar minhas alianças e aros, desde as finas até as grossas, essa calandra é simplesmente a melhor ferramenta que comprei até hoje! Fiquei plenamente feliz com o resultado.
 A calandra é robusta e de funcionamento muito simples, qualquer iniciante pode usá-la tranquilamente.
Eu coloco o couro apenas por precaução, mas a marca que ela deixa é quase imperceptível. Essa aliança da foto é modelo anatômico, se fosse meia cana comum nem usaria a proteção de couro.   
 Os degraus da calandra abrangem todos os números e não há necessidade de complementar com outra ferramenta. A calandra é totalmente autônoma. 



 
 



 Abaixo um bom exemplo da aliança formada com o alicate à esquerda e a aliança formada com a calandra à direita. A da direita tem a elipse quase perfeita. 
Numa avaliação pessoal, já que tenho todas essas ferramentas e venho usando por muito tempo, chego à conclusão de que o melhor resultado até hoje foi a calandra. Isso no caso de formar aros de anéis ou alianças, entre outras possibilidades.
O mais interessante é a qualidade dessa maquina, aço correto e de primeira, além de ser fabricada por uma empresa com tecnologia de ponta.








Alicate calandra (apenas importado, os bons são americanos e não esses da foto que vem da Índia e Paquistão)

Existem esses alicates importados que também podem proporcionar resultados satisfatórios, mas apenas para chapas e fios leves e finos. Se forem utilizados para virar uma chapa mais grossa, podem quebrar facilmente, e se a chapa for de ouro, a situação pode ser ainda pior, já que todos sabem que a prata é mais macia e maleável que o ouro.

Outro detalhe importante é que uma grande parte desses alicates é de origem indiana ou paquistanesa, entre outras origens duvidosas quanto à qualidade. Os modelos de melhor qualidade geralmente têm um preço em torno de 70% do valor de uma calandra, mas isso é se você tiver sorte o suficiente para não ser taxado na importação.

Resultado de imagem para alicate de virar aliança



Mais visitadas.