O tamboreador é usado para polir jóias e outras coisas como/shampoo, pó abrilhantador B5. O polimento acontece por contato e quanto mais polida for as mídias melhor será o resultado, por isso é importante sempre colocar as mídias de aço para bater com água e pó B5, independente de estar polindo joias ou cápsulas ou outros.
O polimento acontece pelo contato das esferas(ou outras mídias) com a peça a ser polida, esse contato vai brunindo a peça. Existe o tamboreador magnético, mas é outra história para outra postagem.
Existe uma série de fabricantes no mercado nacional como Spark e Edison tamboreadores((11) 999340336 (whatsapp), assim como os importados da China.
Existem tamboreadores em vários tamanhos com tambores de um litro, 2 litros, 3 litros, 5 litros; são feitos em plástico e metal.
Esse abaixo é um tamboreador que reformei e tem um tambor de 5 litros.
Abaixo um tamboreador Spark de 2 litros, também encontrado com tambor de 5 litros. Esse tem fabricação nacional e não tem controle de velocidade como as maioria dos nacionais.
Esse abaixo importado da China tem em dois tamanhos, sendo um litro e três litros. Possui timer, controle de velocidade e rotação reversa, ou seja, no interruptor existe um função onde ele gira no sentido horário e após um tempo pausa e gira no sentido anti-horário. Pode ser uma boa alternativa, porém a tampa é presa por pressão e se o usuário não tiver cuidado e zelo no uso, vai se estragar facilmente.
Cuidado! Lembrando que derrubar esses tambores é quase sentença de morte para os mesmos.
Como usar: O fabricante recomenda usar água até a metade da capacidade do tambor usando o shampoo e as mídias para polir as peças, o pó B5 seria apenas para polir as esferas (água, pó B5 e esferas). Se for usar o B5 para polir joias ou cápsulas, use de forma separada, primeiro o shampoo e depois o B5, obviamente lavando o tambor até retirar todo o resíduo de shampoo (segundo o fabricante se forem colocados juntos acabam perdendo as propriedades de brilho, um produto acaba anulando o outro.
As mídias.
Baseado nas minhas experiências e dedução (então não leve isso como regra) esferas grandes seriam para peças com poucos detalhes, esferas pequenas, palitos e lentilhas para peças com detalhes.
As mídias devem ser de aço inox e como já foi dito, de vez em quando devem ser batidas com água e pó B5 para ficarem bem polidas. Aço inox não enferruja e não é atraído por imã, então esse seria um bom teste a ser feito nas suas mídias, se o imã as atrair, esqueça!
Qual o tempo de tamboreamento?
O tempo de polimento é o tempo necessário, cada caso é um caso particular e seria impossível determinar uma regra nesse sentido.
Existe perda de material?
Sim existe! Assim como uma redução da peça, nada que possa ser notado, mas durante o tamboreamento a peça tem a superfície "amassada" pelas mídias, o que causa o aspecto brilhoso.
Necessita de polimento complementar na politriz?
Sim! O tamboreador proporciona brilho a peça e não o superbrilho exigido em algumas joias, então fica ao seu critério essa finalização na politriz.
Posso tamborear joias ocas?
Vaí ter uma grande chance de estragá-las com toda certeza, podem ser amassadas.