Obrigado pela visita!

terça-feira, 30 de junho de 2015

RARIDADES!

Vejam três raridades do amigo gaúcho Carlos Henrique Lindemeyer, todos em pleno funcionamento, super raridades!






sexta-feira, 26 de junho de 2015

AFIADOR DE BURIL AJUSTES.


Esse Jig para afiar buril é bastante comum nas fornituras e custa muito barato, mas encaixar o buril nele não é uma tarefa fácil, pois a afiação do buril requer um ângulo exato, como qualquer outra ferramenta de corte.

Notei, depois de um bom tempo, que a rodinha do meu aparelho virava fora de centro, o que não pode acontecer, pois vai afiar de forma errada. A solução foi trocar a mesma por uma de nylon, que por hora resolveu o problema.

A dica é que, ao comprar, faça isso pessoalmente se possível, pois pode testá-la em cima do balcão da fornitura e verificar se não vai 'andar' desalinhado. Se isso acontecer, troque na hora.



Outro problema é encaixar o buril de forma angular no aparelho, pois parece que cada aparelho vem com o parafuso que trava o buril em alturas diferentes. Basta ver o meu aparelho acima e o outro lá no topo; no meu, o parafuso está na parte superior, enquanto o outro está na parte inferior.

Uma solução excelente que encontrei foi furar o aparelho no sentido horizontal e mudar o parafuso. Abaixo está o sistema de travamento original:


Abaixo, o furo novo e o macho para abrir a rosca na medida original:


Abaixo o travamento novo, excelente!




Um profissional de gravura ou cravação geralmente afia manualmente e ajusta o ângulo de forma bastante pessoal. Eu trabalho como ourives há bastante tempo, mas estou começando agora a praticar com buril.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

AFIAÇÃO DE PLAINA E FORMÃO


Não sou carpinteiro nem marceneiro, mas precisei afiar uma antiga plaina para desbastar um canto de porta que estava 'pegando' no batente. No entanto, não é algo tão simples como eu pensava. Recorri à internet e descobri vários profissionais que se dispõem a ensinar em diversos tutoriais no Youtube.

Descobri um tal de 'Jig', um afiador de formões e plainas que facilita a afiação e mantém o mesmo ângulo original. Decidi fazer meu próprio jig, e ficou muito bom. Abaixo, alguns modelos do site Guia do Marceneiro:



Abaixo outros modelos do site marceneiros e bricoleiros:



O meu fiz de forma bem simples e amadora, mas para um amador está excelente. Vejam:








Importante deixar a mesma altura de ambos os lados, senão o corte vai ficar torto.




Minha plaina é velha e estava bastante enferrujada. Está sendo restaurada, e sua lâmina está em condições bem precárias, então...



A lâmina da plaina foi pintada apenas para evitar a ferrugem, e somente na parte superior. Pintei o corte com uma caneta marcador permanente para descobrir o ângulo do corte.


Passo uma vez na lixa, que deve estar em uma superfície plana, como um azulejo ou vidro. Importante! O jig deve ser puxado passivamente sobre a lixa e jamais empurrado contra ela, pois isso poderia cortá-la e estragá-la.








                                              

























Daí inicia-se a afiação, primeiro com a lixa d'água 220, depois a 600 e, por último, a 1.200, ou seguindo o seu critério de numeração. Sempre puxando o jig contra o corte, pois no início ele pode cortar a lixa. Depois de algum tempo, quando o corte já estiver alinhado, pode-se fazer o movimento de ir e voltar. Eu não molhei a lixa, pois é apenas uma demonstração, já que a minha já está afiada. Molha-se a base onde vai se colocar a lixa e também a lixa.








































Por último, lixa-se a parte contraria da lamina, tirando ela do jig e apoiando ela inteira na lixa e fazendo movimento circulares, fazendo pressão com os dedos na parte do corte.






















É óbvio que com uma lâmina mais nova o resultado será 100%, mas essa é uma plaina que foi recolhida do lixo e vai servir para alguns trabalhos amadores.

sábado, 13 de junho de 2015

OURO BRANCO X LIGA ITALIANA

Dias atrás, uma cliente me fez muitas perguntas depois que recusei trabalhar com umas peças de liga italiana para fazer uma aliança de bodas de prata. Apesar do nome "Bodas de Prata", geralmente a parte branca é feita de liga italiana ou ouro branco. No entanto, também pode ser feita de prata. O problema é que a prata é extremamente maleável e se desgasta muito rapidamente, perdendo o desenho central feito na parte branca. Além disso, há dificuldade na soldagem, pois a prata tem um ponto de fusão mais baixo que o ouro e pode sofrer deformação durante a solda do ouro.

Quanto à cliente da aliança de bodas, eu trabalho com liga italiana sem problema algum. No entanto, essa liga branca de teor 750 pode adquirir uma tonalidade entre o branco e o amarelo após alguns dias. O correto seria aplicar um banho de ródio na parte central para resolver o problema. No entanto, o banho desgasta, e em alguns meses, posso enfrentar problemas com a cliente, que é muito exigente.

O ouro branco possui um tom acinzentado, que é a cor natural da liga de ouro branco. Não seria necessário gastar tempo ligando o ouro branco para depois realçá-lo com banho de ródio, fazendo com que a cor da aliança seja a do ródio.

A liga italiana é uma alternativa inventada para reduzir o custo da liga de ouro branco tradicional, que inclui o Paládio em sua composição. Em uma época em que o preço do Paládio subiu muito, as fábricas decidiram usar essa liga em peças de ouro branco. Embora o preço do Paládio tenha se normalizado, 100% das fábricas continuam utilizando pré-ligas para fabricar suas peças, pois é mais barato e mais fácil de trabalhar, resultando em um lucro maior. Cada um sabe o que faz, e não é errado, ou pelo menos ilegal, vender liga italiana como se fosse ouro branco. No entanto, seria bom informar o cliente sobre isso.

Não vou entrar em detalhes sobre a composição da liga italiana, já que são vários os metais usados, até mesmo o níquel e outros não tão nobres quanto o Paládio. A liga tradicional do ouro branco é ouro mil (0,999), prata mil (0,999) e Paládio.

Abaixo, um anel na tonalidade da liga italiana sem o banho de ródio.

Abaixo um anel na tonalidade da liga de ouro branco sem banho de ródio




Mais visitadas.