Obrigado pela visita!

sábado, 13 de dezembro de 2014

AFIADOR CASEIRO 1

Falando um pouco mais sobre afiação de lâminas, esta semana estava navegando pelo YouTube e encontrei um vídeo de um cara que fez um afiador caseiro. O afiador foi feito de madeira e utilizado lixas como abrasivo. Peguei algumas madeiras e comecei o projeto baseado nesse vídeo. Fiz o aparelho no mesmo dia e gostei do resultado.

Sou péssimo para afiar facas e só acerto a afiação americana; mesmo assim, fica meio ruim. No entanto, ao testar o resultado dessa engenhoca de madeira, fiquei muito satisfeito. Minhas facas estão parecendo uma navalha.



Os buracos na madeira vertical, nos quais o varão é enfiado, servem como guia e proporcionam a angulação adequada para o corte.

Os parafusos são pra apoiar a lamina.

a lixa é presa pelos prendedores de metal




O resultado é surpreendente.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

AFIADOR DE FACAS SMITH'S 6 TRI-BONE


Sou péssimo em afiar facas, e apesar de possuir algumas pedras de afiação e até uma Arkansas, nunca consegui um resultado satisfatório. Já tentei com lixa, experimentei com um afiador da Nautika (que afia, mas tira muito metal da faca).

Depois de ver algumas pessoas usando esse afiador importado, comecei a pesquisar e acabei decidindo pela compra. Apesar do preço um pouco salgado, adquiri o aparelho pela seguinte lógica: uma boa pedra de afiação com granulação fina (japonesa) custa mais de $100,00 e esse aparelho conta com três pedras de excelente qualidade.

Ao utilizá-lo pela primeira vez, fiquei muito satisfeito. Estou ciente de que só se consegue uma boa afiação com a prática, mas ele certamente ajudou bastante, e tenho certeza de que conseguirei um bom resultado em breve.


A pedra não é oval, e sim um defeito da foto!
















Mais visitadas.