Obrigado pela visita!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

DESIGNER DE JÓIAS



Neste final de ano, tive um tempinho a mais e consegui visitar alguns sites de outros colegas. Fiquei feliz com a criatividade de alguns e decepcionado com a cara de pau de outros.

Hoje, para se tornar um designer de joias, existem alguns caminhos: fazer uma faculdade de Belas Artes com ênfase em joalheria e design (fora do Brasil) ou um curso do Senai. Algumas universidades oferecem cursos de Belas Artes, como a URFJ no Rio de Janeiro e, se não me engano, a PUC-SP possui um curso de design de joias. Ou então, ter muito talento e desenvolver um aprendizado autodidata.

A forma autodidata é mais difícil, pois exige muita dedicação e tempo. É necessário buscar conhecimento constantemente, seja em livros ou vídeos. O triste é que a maioria tem preguiça de ler e prefere receitas rápidas, nem sequer se preocupando em aprender nomes de ferramentas e insumos. Triste isso!

No entanto, as formas de aprendizado acima só funcionam se existir a vontade, o dom. Isso irá diferenciá-lo dos demais. Joalheria é uma arte, e criar uma joia exclusiva não é brincadeira!

Tenho visto muitas postagens em alguns sites e me pergunto: qual é o sentido de postar uma aliança meia-cana e apresentar essa joia tão simples e banal como se fosse uma nova invenção? É ridículo!

Tenho visto "criações" de várias pessoas que não passam de meras cópias de joias que já foram executadas até a exaustão. Talvez não seja intencional, mas o designer deve ter cuidado na hora de criar para não recriar algo que já exista e até levar um processo por plágio.

E não estou dizendo que temos que criar uma peça de alta joalheria. Pode ser uma peça simples, mas que seja original!

Tenho postagens de peças bem simples e outras um pouquinho mais complicadas, mas tenho o cuidado de não atribuir autoria a peças que não tenho certeza da exclusividade que as torna únicas e autorais.

Fica a dica! Se for se meter a criar, não queira reinventar o ovo de Colombo.

Mais visitadas.