Obrigado pela visita!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

COLAS NA OURIVESARIA

Existem pedras que são coladas em anéis, como as pérolas, as marcassitas, os cabochões (quando não são cravados), o strass, entre outras. As colas mais usadas são a Super Bonder e a Araldite, ou outra cola, conforme a preferência do ourives. Além da Bonder e da Araldite, eu uso uma cola importada que é destinada a aeromodelos e proporciona um resultado fantástico.

Eu não indico a Super Bonder para a colagem de pérolas, pois é uma cola muito ácida e pode prejudicar a pérola, já que essa é facilmente afetada por agentes externos e acaba "morrendo". Sabe-se que até os perfumes diminuem a vida das pérolas.

A Araldite é vendida em qualquer loja de ferramentas, supermercados, papelarias, etc. Apresenta duas bisnagas, sendo que uma contém o adesivo e a outra o secante. Possui vários tempos de secagem, que variam de dois minutos até vinte e quatro horas.


Como utilizar a cola: Mistura-se em partes iguais na quantidade desejada. Essa cola abaixo é uma das melhores que encontrei, embora seja um pouco cara, vale a pena, pois se usa muito pouco em cada colagem e ela chega a durar mais de um ano em meu ateliê.





Essa cola abaixo é para colagem de Strass e outras pedras em bijuterias.



domingo, 21 de agosto de 2011

ESMALTAÇÃO-1ª EXPERIÊNCIA


Vou compartilhar aqui uma medalha que fiz como teste para minha primeira experiência com a esmaltação de metais. A medalha apresenta o símbolo OM e foi confeccionada em prata 950, com acabamento martelado. O resultado não ficou como eu queria, mas, como trata-se de algo desconhecido para mim, pesa a minha falta de experiência com a esmaltação por maçarico. A ideia é justamente essa, postar as peças aqui para que possam acompanhar a evolução, os erros e acertos. Pois assim funciona a ourivesaria: aprende-se com os erros e com as dificuldades. Só assim teremos conhecimento para resolver todos os obstáculos que virão.







Atualizando 
Pretendo retomar essa técnica, pois acabo de comprar um forno e acredito que assim a coisa vai andar. Não gostei da técnica com o maçarico e abandonei a ideia. Com o forno, pretendo fazer um passo a passo em breve.

SUPORTE PARA PLACA HONEYCOMB


A honeycomb é uma excelente placa refratária; é leve, não rouba calor enquanto soldamos sendo livre de amianto. Porém como é feita de gesso e tem inúmeros furinhos que acabam por deixá-la muito frágil, quebra-se com muita facilidade. Pensei numa solução que pode prolongar sua vida útil. É uma estrutura feita fio de cobre laminado e soldada com solda de prata.







sábado, 20 de agosto de 2011

PIMENTAS QUE VOCÊ ENCONTRA EM SÃO PAULO-CLOVES VASCONCELOS


Através de uma matéria do Estadão, cheguei a este livro sobre pimentas, uma paixão que tenho desde pequeno e que me levou a iniciar há pouco tempo uma pequena plantação em casa e na chácara do sogro. Embora existam muitos sites que tratem do assunto, sendo o pimentas.org o mais conceituado na minha opinião, optei pela compra desse livro e fiquei surpreso com a qualidade das fotos e das informações contidas no mesmo. Diga-se que o autor é um fotógrafo conceituado e trabalha com fotos para os famosos livros de receitas do açúcar União, entre outros.

As informações contidas no livro são, sem dúvida, resultado de muita pesquisa e dedicação do seu autor, informações precisas e responsáveis, garimpadas com muita paixão pelo autor em muitas andanças por diversos lugares, como descreve a matéria do Estadão. O autor também possui outros dois livros, um tratando sobre vegetais e outro sobre frutas. Uma trilogia necessária para chefs, culinaristas ou curiosos como eu.




Mais informações sobre esses livros procure no site www.encontraemsp.com.br

Mais visitadas.