Obrigado pela visita!

sábado, 26 de junho de 2010

BANCADA PARA OURIVES



BANCADA PARA OURIVES

Na primeira foto, apresento a minha bancada de trabalho, uma mesa simples com uma gaveta grande onde caem resíduos de ouro (pó ou pedaços) durante o processo de fabricação de joias. Esses resíduos são posteriormente limpos, fundidos e reutilizados para uma nova confecção. As bancadas mais comuns são de madeira, como essa da foto, mas podem ser múltiplas ou conjugadas. Equipadas com luminárias fixas ou móveis, tomadas, porta-ferramentas, suportes, etc.

Quanto a gavetas adicionais, fica ao gosto de cada um.

Vou compartilhar outros modelos de bancadas de vários lugares do mundo e também alguns acessórios, como arquivos e porta-ferramentas.
























A bancada do ourives pode ser simples e básica, como essa da foto acima, que custa em torno de 400,00 (quatrocentos reais). No entanto, muitos optam por fabricar a própria bancada ou encomendar a um marceneiro, criando uma bancada personalizada de acordo com seus gostos e necessidades. No meu caso, restaurei uma antiga bancada, trocando o tampo, e depois encomendei as gavetas e o painel de ferramentas, pois acho mais prático ter as ferramentas à mão. Minha bancada é grande (foto abaixo) para acomodar a maioria das ferramentas utilizadas nela. As medidas do tampo são 1,30 m x 0,60 m; em geral, as bancadas compradas prontas têm 1,00 m x 50 cm.
















































































Aqui algumas mini-bancas suportes arquivos e organizadores.






























4 comentários:

  1. Boa noite ! Gostaria de saber como faço pra colocar forro de prata em aliança ? Como faço esse tipo de solda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem a aliança de qual metal ?a solda tem a receita aqui mesmo no blog,para executar a solda vai precisar de maçarico orca,fluxo de solda,placa refratária,lima ,lixa,motor de chicote ... seja mais específico,não sei se entendi direito a sua pergunta,vc não é ourives? mas fique à vontade pra perguntar,Abraço!

      Excluir
  2. Se me permitem colaborar, sei que este post é bem antigo, mas sou novo aqui e me chamou atenção ..... Acho que nosso amigo se referia a colocar forro de prata em "alianças de moeda antiga" se este for o caso tenho duas sugestões para dar: primeira é fazer uma chapa de prata 950 ou 975

    ResponderExcluir
  3. Continuando..... Se faz uma chapa de prata 950 ou 975 , corta e solda menor q a aliança de prata e coloca por dentro e usa solda tbm pra fixa-lá .... A outra maneira seria sem solda... Faz se uma chapa de prata e dela se corta um círculo como se fosse uma moeda, fura e vira a "moeda" de prata no tribule exatamente como faz com a moeda antiga, depois encaixa este aro de prata dentro da aliança de moeda e na máquina de aumentar aliança faz com q uma se prensse c a outra, elas ficara presas por pressão... Depois só dar o acabamento.... Eu particularmente prefiro o segundo método, é onde tenho tdo excelentes resultados , espero ter ajudado

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Mais visitadas.